O P³ CoLab (Comunicação, Culturas Políticas e Economia Colaborativa) está abrindo inscrições para dois cursos gratuitos de curta duração na Universidade Federal Fluminense, no âmbito do projeto Escola de Verão de Estudos de Mídia. Os cursos são “Coleta e manipulação de dados relacionais” e “Introdução aos métodos quantitativos”, ambos na semana de 13 a 17 de fevereiro, em dias alternados. Os cursos serão ministrados respectivamente pelos doutorandos do PPGCOM/UFF, Marcelo Alves dos Santos Jr. e Camilla Quesada Tavares, e são prioritariamente voltados para alunos de Pós-Graduação e alunos de graduação com experiência em pesquisa acadêmica, de qualquer instituição.

 
Em virtude do espaço físico disponível, as vagas são limitadas e a seleção levará em consideração a experiência de pesquisa e justificativa de interesse do candidato no ato de sua candidatura. Os interessados poderão se candidatar a um ou aos dois cursos por meio do formulário contido no link <http://goo.gl/GUjVnp>. As confirmações serão enviadas por e-mail aos inscritos. Somente serão fornecidos certificados aos alunos cuja inscrição for previamente confirmada e cuja participação totalize 100% de presença.
Curso 1: Coleta e manipulação de dados relacionais
Curso de 10 horas introduzindo metodologias e técnicas de coleta de dados relacionais no Facebook e Twitter. Será coberto as principais abordagens de mineração, como fazer requisições às APIs, procedimentos de tratamentos e visualização de redes.
Data: 13 e 14 de fevereiro
Horário: 14 às 19 horas
Sala A-305, Gragoatá, Niterói
Curso 2: Introdução aos métodos quantitativos
O propósito do curso é apresentar os conceitos básicos ligados à metodologia quantitativa, voltada às Ciências Sociais. Será enfatizado, entre outros pontos, os conceitos básicos de MQ e como desenvolvê-lo (como amostragem, variáveis, categorias); como construir banco de dados; como usar o software estatístico SPSS; e abordar alguns testes estatísticos que podem ser utilizados em pesquisas, aprendendo a gerar e interpretar tabelas e gráficos.
Data: 15 (10 às 19 horas) e 17 (10 às 2 horas) de fevereiro
Sala A-405, Gragoatá, Niterói
#VEM: Escola de Verão de Estudos de Mídia

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.