“A Vida Secreta dos Objetos” é lançado no Rio de Janeiro

Na última terça-feira, os organizadores, Erick Felinto, Adalberto Müller e Alessandra Maia, além de Fernanda Bruno, autora de um dos ensaios, se encontraram para o lançamento da obra A Vida Secreta dos Objetos, no Rio de Janeiro. Publicada pela Azougue Editorial, ela reúne 14 ensaios de pesquisadores e artistas, brasileiros e estrangeiros, que participaram do II Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia, em 2015, no Rio de Janeiro e em São Paulo. São eles Erick Felinto, Adalberto Müller, Adriana Amaral, Giovana Carlos, Fernanda Bruno, Simone Sá, Lucas Waltenberg, Eduardo Kac, Lisa Gitelman, Richard Grusin, Hilan Bensusan, Lucia Santaella, Laura Erber, Jussi Parikka, Antoine Hennion e Graham Harman.


Foto: Os organizadores do livro, Alessandra Maia, Erick Felinto e Adalberto Müller  (da esquerda para direita)

Para Erick Felinto, os temas debatidos, como a ecologia da mídia, possuem relevância especial para o Brasil. “Tudo indica que seríamos capazes  de trazer contribuições importantes aos debates internacionais nesses campos. Não nos faltam talento e paixão”, afirmou Felinto em apresentação da coletânea.

A obra é referente aos trabalhos apresentados na segunda edição do evento, acrescida do artigo de Graham Harman, McLuhan as philosopher, pois, como explicou Felinto, representa com competência o espírito dos dois simpósios. O primeiro evento aconteceu em 2012 e teve como cidades-sede Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Fortaleza. Estiveram presentes na ocasião nomes como Bruno Latour, Siegfried Zielinski, Joachim Paech, Graham Harman, Sybille Krämer, Fátima Regis, Mauricio Lissovsky, Ivana Bentes, entre outros.

“Poder participar da organização dos eventos de 2012 e 2015 foi maravilhoso, proporcionou um aprendizado inestimável. Fiquei muito honrada quando Erick Felinto me convidou para fazer parte da organização desta obra que materializa em forma textual parte das discussões do evento”, destacou Alessandra Maia, uma das organizadoras do livro e pesquisadora do CiberCog.

Ficou curioso? Confira o sumário desta obra:

ZONA CINZENTA: IMAGINAÇÃO E EPISTEMOLOGIA FABULATÓRIA EM VILÉM FLUSSER
Erick Felinto

OBJECT ORIENTED POETRY AND DEEP ECOLOGY
Adalberto Müller

 

FANDOMS, OBJETOS E MATERIALIDADES: APONTAMENTOS INICIAIS PARA PENSAR OS FANDOMS NA CULTURA DIGITAL
Adriana Amaral & Giovana Carlos

 

 

VISÃO MEDIADA POR ALGORITMO: CIDADE, MÁQUINA E TEMPO
Fernanda Bruno

 

A VIDA (NADA) SECRETA DOS DISCOS DE VINIL: MATERIALIDADES, VÍNCULOS E PERFORMANCE DE GOSTO NAS PRÁTICAS DE CONSUMO MUSICAIS
Simone Pereira de Sá & Lucas Waltenberg

   

BIO ART: FROM GENESIS TO NATURAL HISTORY OF THE ENIGMA
Eduardo Kac

 

THE ENVELOPE, PLEASE: SEEDS, CATALOGUES, KNOWLEDGE
Lisa Gitelman

 

RADICAL MEDIATION
Richard Grusin

 

THE SECRET RHYTHM OF OBJECTS
Hilan Bensusan

 

DA ECOLOGIA DAS MÍDIAS À ECOPOLÍTICA
Lucia Santaella

 

OBJETOS DESANIMADOS: O ESPÍRITO DA ANIMAÇÃO EM UB IWERKS
Laura Erber

 
EARTH FORCES CONTEMPORARY LAND ARTS, TECHNOLOGY AND NEW MATERIALIST AESTHETICS
Jussi Parikka
 

VOCÊ DISSE APEGOS?…
Antoine Hennion

 

MCLUHAN AS PHILOSOPHER
Graham Harman