Fala galera, tudo bom?!

O CiberCog preparou uma lista de ferramentas educacionais sugeridas pelos integrantes Gustavo Audi, Alê Maia e Polly Escalante. Todas as plataformas que iremos apresentar tem o intuito de transformar a educação com o uso da tecnologia e de metodologias inovadoras.

Code Club (gratuito)

As integrantes Alê Maia e Pollyana Escalante tiveram a sorte e o prazer de conhecer o Code Club Brasil na feira HackPUC. A proposta do grupo é oferecer por meio de trabalho voluntariado aulas de programação para crianças, de 9 a 12 anos.

Eles disponibilizam o software e material didático gratuito, a equação é simples: voluntário + equipamento + local + crianças = Code Club. Nesse clube de programação as crianças aprendem a usar o Scratch para criar jogos e animações. No módulo de HTML & CSS aprendem a linguagem para desenvolver e estruturar sites. Por fim, no módulo de Python eles aprendem a linguagem de programação.

Cada oficina tem duração de uma hora, uma vez por semana, em ambientes como escolas ou espaços públicos. São mais de 4 mil clubes de programação registrados e mais de 13 mil voluntários inscritos. Criamos o Code Club Aventure-se. E você, quer se juntar a nós para ajudar a ter mais crianças criando e programando jogos, animações e páginas de internet?

SmartLab (pago)

SmartLab tem como propósito transformar a educação de crianças e adolescentes, oferecendo conteúdos educacionais digitais; formação continuada de professores; e ambiente colaborativo. O site integra dezenas de outras plataformas que abrangem diferentes áreas do conhecimento como jogos, programação, educação financeira, robótica, entre outros. Dependendo do plano escolhido (são quatro no total), você poderá solicitar também um ambiente SmartLab em sua escola. No site é possível baixar o e-book Educação no Século 21, que traz “tendências educacionais da atualidade, servindo como um guia para a sala de aula”.

Exemplos de ambiente SmartLab (print do site)

Gekkie (gratuito e com alguns serviços pagos)

O Geekie Games é uma plataforma que oferece videoaulas, exercícios e simulados em formato de jogo. A proposta é ajudar os estudantes a se preparar para o vestibular. Segundo Claudio Sassaki, cofundador da Geekie, para cada escola particular que compra os serviços da plataforma eles oferecem inteiramente grátis os mesmos serviços para uma escola pública. Além da Geekie Games, eles possuem o  Geekie Lab (ferramenta para os professores criar tarefas, compartilhar exercícios e videoaulas) e Geekie Testes (oferece a possibilidade de acompanhar a evolução dos alunos por meio de gráficos). Por fim, o blog info.geekie.com.br oferece e-books, infográficos, vídeos e matérias especiais sobre o universo educacional.

Guten News (gratuito e pago)

A Guten se auto intitula expert em leitura. A proposta da plataforma é oferecer conteúdos interativos, sequência de atividades, planos de aula e avaliação continuada para professores. Eles oferecem ainda material jornalístico atualizado com uma interface digital amigável para os estudantes. São três planos de acesso (básico, que é gratuito; master, ideal para pais e responsáveis; pro, ideal para escolas).  Para saber mais sobre casos de sucesso, depoimentos, análises das soluções e resultados educacionais, vale a pena acessar o blog da instituição.

Fonte: site da Guten

Mind Lab (pago)

Na mesma linha dos exemplos anteriores, a Mind Lab é especializada em sistemas de aprendizagem que busca auxiliar professores e estudantes pela jornada do saber. A proposta do grupo é desenvolver habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. A plataforma firmou parcerias com Universidades e Institutos de pesquisa, incluindo a Universidade de Yale (Estados Unidos), Universidade de Northumbria (Inglaterra), Instituto IPRASE (Itália) e Instituto INADE (Brasil), entre outros. Para conhecer mais sobre as metodologias desenvolvidas clique aqui.

* Esse post não foi patrocinado.

Fonte da imagem de capa: Code Club

CiberCog indica cinco plataformas de educação e aprendizagem*

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.